Em alguns casos pode ser conveniente ter uma unidade de DVD externa. Digamos por exemplo que você comprou um excelente notebook há pouco tempo, mas por razões financeiras optou por um modelo mais barato, com unidade de CD, e não de DVD. Se for comprar uma unidade de DVD externa do próprio fabricante do notebook, você vai pagar muito caro. Uma solução que serve tanto para desktops quanto para notebooks é comprar um “case para CD/DVD”, encontrado com facilidade no mercado brasileiro, por preços abaixo de 100 reais. A figura 4 mostra um exemplo desse tipo de dispositivo. Basta instalar no seu interior, qualquer unidade de CD ou DVD IDE.
Figura 4 - Exemplo de caixa para unidade de CD/DVD externa. 
É preciso comprar o case e uma unidade de DVD qualquer. Devido aos preços baixos, você comprará um gravador de DVDs, certamente. Somando o preço do gravador e do case externo, você gastará em torno de 200 reais ao todo.As conexões entre o case externo e o computador são feitas por USB 2.0 ou Firewire (IEEE-1394). O CD de driver que acompanha o produto permite que o Windows reconheça a unidade de CD/DVD externa. Programas de gravação comuns como o Nero passarão a acessar normalmente o CD ou DVD externo.
É bom lembrar que existem também cases externos para HD, com tamanho menor (3½”). O case externo para CD/DVD também suporta HDs IDE, mas para ficar com um produto mais compacto, é recomendável usar para HD, um case de 3 ½”. Existem modelos para discos IDE, outros para discos SATA. As conexões com o computador podem ser USB, Firewire e mais recentemente, as do tipo e-SATA (Serial ATA externo).
 
 
 
  
0 comentários:
Postar um comentário