Páginas

12 setembro 2009

Cuidado ao esquentar água no microondas!

Circulou recentemente em jornais britânicos a seguinte declaração de uma mãe sobre um acidente de seu filho: " Há cerca de 5 dias o meu filho, de 26 anos foi preparar uma xícara de café solúvel. Colocou a água para aquecer no microondas, como fazia sempre. Não sei ao certo quantos minutos ou segundos ele deixou a água aquecendo, mas ele queria que a água fervesse. Quando retirou o copo do microondas, percebeu que não havia bolhas no interior, e nem estava borbulhando, foi aí que a água do nada "explodiu".

Resultado: O copo se manteve intacto, sem quebrar, e a água saltou e atingiu seu rosto que ficou com queimaduras de 1º e 2º grau, podendo ficar com a face desfigurada e cego de um olho. O médico que o atendeu disse que é um acontecimento bastante comum.


Intrigado com essa notícia, nós fomos buscar a resposta. O que aconteceu foi o seguinte:

" O motivo pelo qual a água explodiu, ocorre de modo bastante simples. A água no microondas aquece a mais de 100 graus Celsius. Para você ter noção, vamos fazer uma comparação: aquecendo a água no fogão, em uma chaleira, no fundo dessa chaleira encontra-se uma temperatura superior a 100 ºC, o que provoca a formação de bolhas de vapor que sobe até a superfície, provocando assim troca de calor com o restante do sistema. No forno de microondas somente a água é aquecida, o recipiente não! Por isso não ocorre a formação de bolhas e não dissipa o calor totalmente, desse modo a água se aquece numa temperatura elevada e fica aguardando a formação de bolhas de vapor. Quando por agitação do copo ou adicionamento de açúcar, por exemplo, desencadeia a formação abrupta de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão em uma temperatura muito elevada, o que pode causar queimaduras graves.

Abaixo está o vídeo mostrando isso tudo na prática.








Veja numa versão mais completa realizada por pesquisadores


0 comentários:

Postar um comentário