Páginas

07 setembro 2009

TI que barrar dispositivos de funcionários pode se dar mal

A chamada geração Milenium – jovens de 14 a 27 anos - opta por atuar em corporações que aceitam o uso de ferramentas pessoais com as quais ‘sempre’ tiveram acesso

Uma pesquisa realizada pela Accenture mostrou que empresas devem se preparar para receber funcionários que utilizam livremente seus dispositivos pessoais para o trabalho, como smartphones, notebooks e pen drives. A chamada geração Milenium – jovens de 14 a 27 anos - opta por atuar em corporações que aceitam o uso de ferramentas pessoais com as quais ‘sempre’ tiveram acesso.

Bom para a produtividade, mas um terror para a área de segurança da informação das empresas. Cada dispositivo é uma porta de entrada de malware e de saída de informações sigilosas da companhia. E um dado que agrava ainda mais este quadro – 60% dos entrevistados disseram não ter conhecimento das políticas de TI das suas companhias ou incentivo para seguir as regras.

O estudo foi feito com mais de 400 estudantes e profissionais dos Estados Unidos de três faixas etárias diferentes – 14 a 17 anos (Millenium jovens), 18 a 22 (Millenium adultos) e 23 a 27 (Millenium seniores). Há pesquisa identificou uma crescente demanda por ferramentas disponíveis que conectem amigos, parceiros e família.

Quando questionados qual tecnologia eles utilizam ou acessam para atividades relacionadas ao trabalho - e que não são fornecidas pelas companhias - os Millenium adultos citaram celulares (39%), tecnologias de plataforma aberta (19%), mensagens instantâneas (27%), aplicativos online (12%) e sites de redes socias (28%).

Por ser uma geração formada com bases tecnológicas, é aconselhável que as corporações aprendam a conviver com o uso de chat, mensagens instantâneas, blogs e microblogs para se comunicar com seus consumidores e clientes. Isso porque mais da metade dos entrevistados disse que priorizam isso na hora de escolher um emprego.

Ainda de acordo com o estudo da Accenture, um em cada quatro (26%) profissionais da geração Millenium afirma escrever abertamente sobre si mesmo e seus amigos na internet e um em cada seis (17%) compartilha detalhes de sua vida online.

0 comentários:

Postar um comentário